0

Velocidade de obturação

Seleção da velocidade de obturação

Além de controlar a exposição, a velocidade  de obturação pode afetar a aparência do assunto fotografado, principalmente se ele estiver se movendo.

Sukhoi Su-35, © Richard Deakin 2013, Canon EOS-1D X

Uma velocidade de obturação muito rápida (1/1000 segundos, por exemplo) pode congelar o movimento e fazer com que o objeto pareça imóvel na cena. Uma velocidade de obturação lenta, de alguns segundos, fará o assunto parecer borrado.

Com tua EOS, você pode definir a velocidade de obturação no modo de Prioridade de Velocidade (Tv). Basta selecionar a velocidade de obturação e deixar que a câmera selecione a abertura necessária para uma exposição correta.

It rains, © Regine Heuser 2013, Canon EOS-1D Mark IV

 Foi utilizada uma velocidade alta de obturação para congelar os movimentos do cão correndo pela água. Algumas gotas foram capturadas no ar. Geralmente é preciso uma grande abertura para manter uma exposição adequada em alta velocidade, Nesta fotografia, a grande abertura da lente proporcionou uma pequena profundidade de campo, o que faz com que o animal se destaque do fundo.

Bern Station, © Crivelli Daniele 2012, Canon EOS 5D

Aqui pode-se ver um uso interessante da baixa velocidade de obturação. A câmera está sobre um tripé e a mulher permanece parada e por isso aparece muito nítida na fotografia. Enquanto isso, as pessoas que passam caminhando e o trem estão se movendo e saem borrados na imagem.

 Seguinte  >1>   >2>  [3]  >4>

Share

PSDPHOTO

Deixe uma resposta