0

A seleção da abertura

Seleção da abertura da lente

Uma abertura grande (f/4, por exemplo) deixa passar mais luz através da lentes que uma abertura pequena (f/16).

A abertura é o orifício criado com o diafragma da lente.

A abertura é o orifício criado com o diafragma da lente.

A abertura da lente é controlada pelo diafragma, através de uma série de folhas metálicas móveis.  O tamanho da abertura não afeta somente a quantidade de luz que passa pela lente, ele também afeta a profundidade de campo, que é a faixa da imagem em foco.

A profundidade de campo é a porção da imagem imediatamente antes e depois do distância focada. Uma grande abertura de da lente, como f/2.8 ou f/4, proporciona uma profundidade de campo bem estreita, com apenas uma limitada faixa de foco. Um exemplo disso pode ser visto quando se faz um retrato com uma grande abertura, quando se faz o foco somente no rosto da pessoa. Uma abertura pequena, como f/16 ou f/22, tem o efeito contrário e proporciona maior profundidade de foco, de forma que tanto os elementos distantes quanto os próximos aparecem nítidos. Neste caso, para maximizar a profundidade de campo, você deve focar a mais ou menos um terço da distância do objeto principal e selecionar uma pequena abertura, como f/16. Mais informações técnicas sobre a profundidade de campo, pode ser encontrada aqui.

Com as câmeras EOS, você pode definir a profundidade de campo no modo Prioridade de Abertura (Av). Basta selecionar a abertura e a câmera selecionará a velocidade de obturação necessária para uma correta exposição.

Walking the dog, © Enda McCormack 2011, Canon EOS 1000D

Esta foto foi feita com uma grande abertura da lente. O foco está posicionado na segunda baliza. A profundidade de campo é bem estreita, deixando a maior parete da cena desfocada. O efeito lembra um pintura impressionista.

Beauty and the beast, © Eric Dutcit 2011, Canon EOS 7D

Pouca profundidade de campo é boa quando se quer concentrar a atenção em um só ponto da imagem. Aqui, o assunto é a aranhazinha que está na flor. A grande abertura da lente deu um resultado perfeito. Se tivesse usado uma abertura pequena e, consequentemente, uma maior profundidade de campo, a atenção se dispersaria por áreas menos interessantes da cena, sobretudo o fundo.

Lie of the land, © Philip Escott 2011, Canon EOS 1000D

Esta imagem mostra a profundidade de campo proporcionada por uma pequena abertura da lente. Tudo, desde os matinhos do primeiro plano até o horizonte estão em foco.

 Seguinte  >1>   [2]  >3>  >4>

Share

PSDPHOTO

Deixe uma resposta